Perguntas Mais Frequentes “FAQ”

Para facilitar o diálogo, elaboramos um conjunto de informações que podem esclarecer as condições da participação nos projetos Gaia Escola e Escolas em Transição.

Educadores éticos, que têm a coragem e a determinação de mudar a sua prática educativa, para que seja garantido a todos os seres humanos o direito a uma educação de qualidade.
Para se inscrever, acesse o link (inscrições 2018) e escolha o processo transformativo mais próximo de você. Após inserir todos os dados solicitados na ficha de inscrição, você receberá o nosso Termo de Compromisso e o boleto de cobrança da 1ª parcela de pagamento. Após a efetivação confirmaremos sus participação.

EM BREVE!!!

Nossos projetos se mantêm por meio da corresponsabilização financeira dos participantes. O valor varia em função das condições logísticas para realização de cada projeto. Os custos compartilhados são divididos em 7 parcelas, que deverão ser pagas via boleto de cobrança. O Termo de Compromisso sela o acordo de participação no projeto.
Sabemos que, algumas vezes, aquilo que planejamos fazer precisará ficar para um outro momento. No entanto, nosso objetivo é o de criar uma Rede de Transformação da Educação sustentável em todos os aspetos. Por isso, o compromisso que nos une permanece. Antes de se afastar, terá que cumprir os acordos pedagógicos definidos até esse momento, e os financeiros, até ao final do percurso.
Certos de que todos os participantes assumem o compromisso de manter a sustentabilidade do projeto ao qual se vincula, conforme apresentado no Termo de Compromisso, a EcoHabitare não reembolsará o valor total. Os cancelamentos até uma semana antes do início do projeto irão implicar uma taxa de retenção de 25% para o processo administrativo.
O AVA foi criado para dar suporte ao seu processo de auto formação. Para isso, disponibilizamos:

  • Uma biblioteca com várias referências de leitura e vídeos, para que exercite sua autonomia na busca de informação.
  • Fóruns, onde você poderá interagir nos ambientes temáticos, dialogar com seu núcleo de origem e seus colegas de rede de projeto.
  • Chats, espaço restrito de diálogo com o tutor, que o apoiará na pesquisa e aprofundamento teórico e melhoria das práticas.
  • As demandas específicas do processo de aprendizagem serão supridas por meio de web conferências via Skype, Hangout, ou Zoom. O seu tutor estará disponível para esclarecer dúvidas, que surgirão no decorrer da implementação do seu projeto de desenvolvimento pessoal e social.
Sim, o nosso AVA permite o acesso com dispositivos móveis, permite ler conteúdos, assistir a vídeos e dialogar com seu tutor em qualquer lugar.
Poderão ser usadas as versões atuais do Chrome, Firefox ou Safari, ou o Internet Explorer versão 9 e acima.
Nosso objetivo é criar uma plataforma inovadora de aprendizagem on-line, que seja facilmente acessível a todos, incluindo pessoas com “necessidades especiais”. Queremos melhorar a acessibilidade da plataforma sempre que possível e receber os seus comentários ou perguntas.
Integrar novas tecnologias aos processos de aprendizagem é fundamental para potencializar uma nova educação. Por essa razão, a EcoHabitare desenvolveu o AVA, que tem como objetivo dar suporte ao processo de aprendizagem dos participantes. No entanto, encorajamos os núcleos a criar seu próprio ambiente de aprendizagem. Sugerimos que façam uso de um grupo fechado no Facebook, com o objetivo de criar um sistema colaborativo de estudo. Nele o núcleo poderá se comunicar e compartilhar materiais, utilizando os seguintes recursos:

  • Mural – espaço para postar comunicados importantes, mensagens em geral e anúncios, que poderão ser respondidos, diretamente ou curtidos;
  • Eventos – será o lugar onde poderemos anunciar reuniões ou sessões de estudo;
  • Documentos – permite a criação de documentos de forma colaborativa. Todos os membros podem abrir, editar e salvar, como uma espécie de wiki. Além disso, os tutores e facilitadores especialistas poderão compartilhar material de estudo em vários formatos;
  • Bate-papo – ambiente onde poderemos nos comunicar em tempo real.
Se você tiver qualquer dúvida sobre a funcionalidade do AVA, entre em contato com nosso suporte técnico pelo e-mail ava@ecohabitare.com.br .
Para acompanhar o desenvolvimento dos projetos e as evidências de aprendizagens, ou seja, as habilidades, atitudes e/ou conhecimentos e aquisições obtidas pelo participante durante a transformação vivencial, utilizaremos um portfólio de avaliação. Além de um registro vivo do processo de aprendizagem, o portfólio possibilitará ao participante desenvolver processos complexos de pensamento: no domínio cognitivo – analisar, comparar, inferir, interpretar, avaliar; no domínio metacognitivo – planejar, controlar, rever.

O portfólio é uma coleção de evidências de aprendizagem recolhidas no decurso da auto formação individual e/ou em equipe. Para isso, criamos no AVA, um ambiente onde cada educador e núcleos de projeto poderão organizar, de forma cronológica, as competências adquiridas, através de tarefas realizadas.

  • Apresentar seu portfolio de aprendizagem, com o registro de todas as atividades desenvolvidas;
  • Apresentar o relatório de autoavaliação;
  • Apresentar o relatório de avaliação de processo de constituição do núcleo a que pertence;
  • Preencher o survey de avaliação do Gaia Escola;
  • Ter quitado todas as parcelas referentes ao compromisso financeiro;
Emitimos um Certificado de Conclusão, indicando a quantidade de horas-atividade realizadas, considerando as atividades presenciais e virtuais. O certificado é reconhecido como aprendizagem complementar de formação por algumas faculdades, universidades e programas de graduação, de acordo com as políticas de cada instituição e acordo de parceria entre a EcoHabitare e a instituição de ensino.

Acaso precise de mais alguma informação, envie a sua pergunta para  contato@ecohabitare.com.br.