Carta de Princípios

A EcoHabitare tem como objetivo ser um agente de mudança, contribuindo para um mundo sustentável, equitativo e pacífico, adotando como principal caminho a educação.

Coerência

A coerência nutre nosso senso de integridade, nos apoia a pesquisar constantemente como nossas ações estão cuidando dos valores que norteiam a nossa prática.

Sustentabilidade

Buscamos promover um novo sistema das relações humanas com o ambiente, voltado para a construção de comunidades sustentáveis. Atuamos a partir de práticas colaborativas, pois consideramos que todo problema requer necessariamente uma abordagem que possibilite um ecossistema favorável à transformação. Acreditamos que inovações educacionais como as comunidades de aprendizagem colaboram para o desenvolvimento local sustentável.

Solidariedade

Reconhecemos a interdependência entre todos os indivíduos. Valor intrinsecamente relacionado a justiça e aos direitos essenciais, que pressupõe as relações em sociedade. A solidariedade, mais do que um objetivo ético a ser atingido, é uma condição para a construção de um mundo pacífico e igualitário, que só existirá quando a fraternidade for compartilhada. Entendemos a educação como elemento essencial do compartilhar e manifestar valores que reconfigurem as nossas relações em sociedade.

Respeito

Acreditamos que abraçar a diversidade é princípio básico e essencial para uma convivência saudável e para a construção de comunidade. O respeito pressupõe, além do acolhimento das diferenças, uma escuta empática. Entretanto, num mundo onde o conflito é prática habitual, faz-se necessário restaurar as conexões perdidas. Assumimos, assim, práticas de comunicação não-violenta, além de aprendizado constante, como uma prática incorporada aos nossos projetos.

Responsabilidade

Segundo a Declaração das Responsabilidades Humanas Para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável (“A Arte de Viver em Paz”, Pierre Weil), “A responsabilidade é um aspecto inerente a qualquer relação em que seres humanos estejam envolvidos. Essa capacidade de agir responsavelmente, de maneira consciente, independente, única e pessoal, é uma qualidade criativa inalienável do ser humano.” É este sentimento de responsabilidade planetária que suleia (do verbo “suliar”) nossas ações para a construção de um novo mundo. Reconhecemos os desafios que nos são postos ao assumir o compromisso de sermos agentes de mudança e, de forma ética e responsável, atuaremos para cumprir este objetivo.

Beleza

Constitutiva natural e essência primordial do ser humano, a beleza traz em si o sentido de harmonia. Potencializa a capacidade sutil de perceber e sentir do ser humano, e proporciona a capacidade de emoção estética. Por isso, buscamos valorizar as múltiplas formas e expressões da beleza por meio da arte, além da manutenção de ambientes naturais e a criação de ambientes construídos harmônicos, pois acreditamos que dinamizam a capacidade criativa do ser humano e promovem relações harmônicas.

Com base nesses valores, a EcoHabitare buscou um modelo de organização compatível com a sua forma de ser: aporta no cenário empreendedor como uma empresa 2.5. Trata-se de um híbrido entre o 2° Setor (empresas) e o 3° Setor (ONG´s), que, diferente das empresas convencionais, busca unir sustentabilidade financeira e impacto positivo à sociedade, introduzindo inovações em diferentes contextos.

Nos seus projetos de mudança incorpora múltiplas metodologias de Design para a Sustentabilidade, como o conhecimento das ecovilas e de projetos de comunidades sustentáveis. Integra nas suas práticas uma abordagem holística e transdisciplinar, experiências práticas e ferramentas inovadoras, desenvolvidas e testadas em comunidades que atuam como laboratórios de sustentabilidade.

Nossa Inspiração

Clientes