Transformar a educação não é tarefa fácil. Ao assumir o espírito UBUNTU, a EcoHabitare vem realizando parcerias com pessoas e instituições comprometidas em fazer acontecer.

O auxílio mútuo e a ética entre os parceiros são fundamentos do estabelecimento de parcerias. Importa, pois, que elas sejam assumidas numa relação de confiança e de ganha-ganha, entre entidades com objetivos comuns, na qual, as organizações parceiras:

  • sejam auto-organizações, isto é, que ajam no sentido da sua autonomia pedagógica, administrativa e financeira;
  • promovam laços comunitários, solidariedade e partilha de propósitos comuns; contribuam para a mudança educacional e a transformação social;
  • aceitem a prática de uma comunicação dialógica, supram demandas e expectativas, investindo tempo e energia para manter e fortalecer o relacionamento.

Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – CAP

O Projeto Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (C.A.P.) nasceu da insatisfação de um grupo de educadoras da Secretaria de Educação do Distrito Federal perante os efeitos do modelo escolar vigente. Constituído em equipe de projeto, este grupo assumiu o princípio de que é preciso rever os conceitos de educador e de aprendizagem e a necessidade de reconfigurar as práticas.

Com uma população de aproximadamente 46 mil pessoas, o Paranoá vem sofrendo com a carência de oferta de vagas para as crianças e adolescentes do ensino fundamental, o que potencializa o quadro de vulnerabilidade social local. A região apresenta um histórico de violência preocupante e está destinado à escola um papel atuante na mudança dessa realidade. Porém, o déficit de escolas faz com que as unidades atendam uma demanda acima de sua capacidade. Assim, a CAP constitui-se como uma proposta educacional inovadora, que permitirá concretizar práticas educacionais transformadoras da realidade social, ao mesmo tempo que atende a demanda existente. Na reconfiguração dos processos de aprendizagem, todos os locais e pessoas com potencial educativo serão integradas numa relação em rede, sedo a escola-edifício apenas mais um dos espaços onde acontece aprendizagem.

Notícias

Um olhar otimista para 2018.Blog da Política Brasileira, 18.12.2017.

Uma inovação virtuosa na educação brasileira.Blog do Pensar a Educação, 11.12.2017.

Educador José Pacheco aponta caminhos para transformar a educação no país. UnB Notícias, 22/08/2017.

Projeto Escola Maramar

O Projeto Escola Maramar, iniciativa do Instituto Promar, associação civil sem fins lucrativos criada em 1997, nasceu do sonho de acreditar que, por meio da educação, conseguiremos formar seres humanos melhores e um mundo melhor.

O recorte social do projeto, neste momento, concentra-se na comunidade do Saleiro, localizada na Lagoa do Cassange, na península de Maraú, litoral sul da Bahia. Com um envolvimento profundo com as questões ambientais da região, buscamos um design educacional que se integrasse plenamente com a natureza. No Espaço Cultural Harmonia do Saleiro, composto por uma praça, sala de atividade e banheiros, iniciamos o ensino fundamental, acolhendo 22 crianças de 10 a 15 anos. Além do conteúdo curricular formal, desenvolvemos com a comunidade atividades culturais e esportivas, palestras, exposição de filmes. A demanda da comunidade cresceu e nos vimos no compromisso de ampliar nossa capacidade física e pedagógica.

Adquirimos uma área 20 hectares, limitada pela BR 030 até o Rio do Céu (Baía de Camamu) e divisa ao Sul com todo o povoado do Saleiro, e iniciamos a construção do que chamamos: “Espaço Mãe”. Integrado a um ambiente de natureza abundante, o espaço construído seguiu os princípios da sustentabilidade na construção e este fazer se integrou nas atividades pedagógica dos educandos.

Projeto Escola Maramar

Hoje, estamos na fase final de construção de um espaço amplo, que proporcionará maior conforto para os educados e será um ponto focal para a comunidade.

Pedagogicamente, após o Gaia Escola Piracanga, nos vimos na necessidade de repensar nossas práticas e fortalecer alianças, que possibilitem o fortalecimento do projeto.

Construiremos juntos os próximos passos, com a rede de projetos que esta nascendo no Sul da Bahia.

Projeto Jardim Ciranda

O Projeto Jardim Ciranda, em Arraial d’Ajuda, distrito Porto Seguro, no litoral da Bahia, nasceu do sonho de três mulheres, mães, educadoras empreendedoras que acreditam ser possível um mundo melhor. Em março de 2015, a partir de um grupo de estudos de práticas pedagógicas inovadoras, iniciamos a nossa práxis com nossos filhos e crianças da comunidade.

Em pouco tempo nosso jardim se abriu para novas aprendizagens, engravidamos. Iniciamos, então a Ciranda da Gestação ao sentir a força do sagrado feminino e da nossa conexão com nossos antepassados, com nossa própria existência. Acolhemos a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor para os nossos filhos e criar, também, filhos melhores para o planeta. Assumimos usar nossa energia e amor em prol de uma vida com mais equilíbrio, generosidade, solidariedade, diversidade e empatia.

Como mães e educadoras, buscamos uma educação que assume como valor principal o amor, que faça sentido, cultive o respeito e a autonomia. Acreditamos que a natureza é o elo espiritual com a vida. A partir desse contato a criança desenvolve a empatia, a liberdade, o senso estético. Compreende que é parte de algo muito maior. Aprende a cuidar, preservar, a ser humano …. Aprende a viver de forma mais sustentável.

Buscando aprimorar nossa aprendizagem em práticas pedagógicas inovadoras, em 2017, participamos do processo transformativo “Gaia Escola”. Percebemos, então, que não estamos sozinhos na busca por uma nova educação. Ao ingressar na Rede Gaia Escola, nos sentimos mais fortalecidos e com o suporte pedagógico da EcoHabitare estamos aprimorando nossas práticas.

Nosso objetivo: desenvolver um Projeto de Inovação para Educação da Infância que promova o desenvolvimento de um protótipo de comunidade de aprendizagem.

Seja um Co-Criador de uma Nova Educação

A EcoHabitare acredita que mudar a educação é mais do que uma necessidade, é uma ação para nos conduzir a um outro patamar como civilização, como humanidade. Uma tarefa tão grande requer o envolvimento de todos, para criar um ecossistema gerador de sustentabilidade e inovação na educação.

É esse o nosso convite: junte-se à nossa rede de transformação da educação, participando dos nossos projetos, por meio da partilha de talentos e/ou doações financeiras.

SEJA UM APOIADOR!