Rede de Comunidade de Aprendizagem

Passando pelos caminhos do eu ao nós, uma grande rede está se construindo no Brasil, um sonho sonhado por muitos educadores.

A cada Gaia Escola que se encerra, um novo inicia, seguindo o fluxo da vida em permanente espiral de renovação, de possibilidades, potencialidades, materialização de redes de inovação social, refazendo a vida no Brasil e no mundo.

Inkiri Piracanga 2017

Piracanga não é um lugar como outro qualquer… Situada na Península de Maraú, Bahia, cenário de rara beleza, onde rio, céu e mar se encontram sobre o olhar sereno dos coqueiros, que vivem a beira da praia, Piracanga acolhe seres humanos em busca de viver sua verdadeira essência. Com mais de 20 projetos em ação, a comunidade se dedica a transformar nossa relação com a natureza, a educação, as artes e a sociedade, tendo como princípio básico o autoconhecimento. Foi nesse lugar que a nave Gaia Escola Inkiri Piracanga aterrissou.

Com a disposição de experimentar viver uma comunidade de aprendizagem, 38 participantes iniciaram um percurso de transformação pessoal e profissional, e co-criaram uma Rede de Projetos de Transformação da Educação formada por 23 núcleos de projeto distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Santa Catarina, Ceará, Amazonas e Bahia.

Parceiros

A primeira edição do Gaia Escola, realizada em Brasília, de agosto de 2015 a julho de 2016, contou com o apoio do SESI – Conselho Nacional, envolveu 49 participantes.  Foram 11 meses de intensa aprendizagem, que gerou 12 núcleos de projeto em 10 escolas públicas do Distrito Federal e 2 em projetos educativos, dando o início a uma “incubadora” de comunidades de aprendizagem.

Além de criar núcleos de projeto de trnasformação da prática escolar, o Gaia Escola, inoculou protótipos de comunidades de aprendizagem e potencializou o surgimento de uma rede de projetos no território do Distrito Federal que, em pouco tempo, vem catalisando a agregação de educadores que almejam co-criar uma nova educação. Mesmo em fase inicial, essa rede de escolas compartilha experiências, ferramentas e dispositivos pedagógicos agindo diretamente na melhoria de diversos processos educacionais, assumindo, assim, o seu caráter inovador e democrático.

Brasília 2015/16

Parceiros