O “Aprender em Comunidade 2030” é uma proposta de mudança na vida da comunidade escolar. É uma jornada que oferecem aos que acreditam em um novo modelo educacional, que integra o paradigma de aprendizagem e da comunicação à Agenda 2030.
Pela sua inovação, o AC2030 foi certificado com o SELO SOCAL pelo impacto positivo no cumprimento da Meta 4 – Educação de Qualidade dos ODS.
Dividida em oficinas, a trilha de formação apoia, metodologicamente, os educadores, professores da rede pública e/ou privada, pais, gestores, entre outros, na transição do paradigma educacional, por meio de uma abordagem vivencial onde o participante constitui um conjunto de habilidades e competências que o lançará para um novo estágio de evolução pessoal e profissional.
Objetivo: Possibilitar aos educadores uma nova forma de fazer educação, promovendo a compreensão mais profunda do processo de mudança do paradigma instrucionista para o da aprendizagem e comunicação.
Objetivo: Desenvolver uma prática de alfabetização sistêmica, alicerçada na interrelação – orgânica e dinâmica – da alfabetização linguística, matemática, socioemocional e territorial.
Objetivo: Aprender de forma criativa e cooperativa, práticas da inovação educacional que promovem, por meio da ludicidade, a autonomia e a aprendizagem significativa de jovens e adultos.
Objetivo: Desenvolver habilidades para integrar a inovação educacional aos problemas socioambientais, tendo os ODS como eixos transversais da aprendizagem.
Objetivo: Aprender a criar, testar e aprimorar instrumentos e dispositivos pedagógicos, que façam do conflito um recurso de apoio à mudança de cultura de comunicação e aprendizagem no contexto escolar.
Objetivo: Realizar a transição do paradigma da instrução para o da aprendizagem, incorporando na prática educativa: a metodologia de trabalho de projeto, roteiros de estudo e avaliação multidimensional.
Objetivo: Desenvolver habilidades de avaliação multidimensional para analisar e subsidiar o progresso de aprendizagem do educando, respeitando a sua singularidade.
Objetivo: Vivenciar um sistema de governança não hierárquica, na qual as decisões são tomadas por consentimento.
“Se o nosso interesse é pela vida, aprender significa adquirir um novo modo de agir. Aprende-se através da reconstrução da experiência. Toda aprendizagem deve ser integrada à vida, ou seja, adquirida em uma experiência real de vida.”
No AC2030, o educador tem as condições para fazer a sua transição pessoal e profissional para uma nova forma de fazer educação a partir do princípio do aprender a fazer fazendo, da prática da dialética e da dialogicidade freirianas, integrada a uma multirreferencialidade teórica, num espaço de formação e transformação coletiva.
Ao final de cada oficina, o participante recebe um certificado de participação com as horas e os objetivos de aprendizagem correspondentes.
No nosso ambiente virtual de aprendizagem, além de um acervo de materiais de apoio para estudo, proporciona mediação pedagógica, autonomia do participante, interatividade e colaboração.
Eu escolhi a palavra respeito, porque agora sim me sinto uma educadora que respeita de uma forma mais integral a todos que eu tiver a oportunidade de conviver. Ética comigo e com o outro. Como a gente viu na formação da nossa matrix axiológica, que os valores são como uma teia, estão todos interligados e que se somam no amor. Agradeço sempre a todos que fizeram parte dessa transformação. Vamos espalhar amor pra esse mundo aí, que está deficiente. Beijo no coração de todos
Copyright © 2022 | EcoHabitare
Desenvolvido por GiraBrand
Entre em Contato