Formações

Formações

AC2030 é o caminho para criar ecossistemas educativos saudáveis.

“Aprender em Comunidade 2030” é uma proposta de mudança na vida da comunidade escolar. É uma jornada que oferecem aos que acreditam em um novo modelo educacional, que integra o paradigma de aprendizagem e da comunicação à Agenda 2030.

Pela sua inovação, o AC2030 foi certificado com o SELO SOCAL pelo impacto positivo no cumprimento da Meta 4 – Educação de Qualidade dos ODS.

Dividida em oficinas, a trilha de formação apoia, metodologicamente, os educadores, professores da rede pública e/ou privada, pais, gestores, entre outros, na transição do paradigma educacional, por meio de uma abordagem vivencial onde o participante constitui um conjunto de habilidades e competências que o lançará para um novo estágio de evolução pessoal e profissional. 

Venha construir seu próprio currículo e escolher por onde começar sua trilha de aprendizagem!

Educação Integral nas Infâncias

Objetivo: Possibilitar aos educadores uma nova forma de fazer educação, promovendo a compreensão mais profunda do processo de mudança do paradigma instrucionista para o da aprendizagem e comunicação.

Alfabetização 4D

Objetivo: Desenvolver uma prática de alfabetização sistêmica, alicerçada na interrelação – orgânica e dinâmica – da alfabetização linguística, matemática, socioemocional e territorial.

Educação e Ludicidade

Objetivo: Aprender de forma criativa e cooperativa, práticas da inovação educacional que promovem, por meio da ludicidade, a autonomia e a aprendizagem significativa de jovens e adultos.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável Regenerativo

Objetivo: Desenvolver habilidades para integrar a inovação educacional aos problemas socioambientais, tendo os ODS como eixos transversais da aprendizagem.

Diálogos e Gestão de Conflitos na Escola

Objetivo: Aprender a criar, testar e aprimorar instrumentos e dispositivos pedagógicos, que façam do conflito um recurso de apoio à mudança de cultura de comunicação e aprendizagem no contexto escolar.

Tutoria na Prática

Objetivo: Realizar a transição do paradigma da instrução para o da aprendizagem, incorporando na prática educativa: a metodologia de trabalho de projeto, roteiros de estudo e avaliação multidimensional.

Avaliação da Aprendizagem

Objetivo: Desenvolver habilidades de avaliação multidimensional para analisar e subsidiar o progresso de aprendizagem do educando, respeitando a sua singularidade. 

Introdução à Sociocracia

Objetivo: Vivenciar um sistema de governança não hierárquica, na qual as decisões são tomadas por consentimento.

“Se o nosso interesse é pela vida, aprender significa adquirir um novo modo de agir. Aprende-se através da reconstrução da experiência. Toda aprendizagem deve ser integrada à vida, ou seja, adquirida em uma experiência real de vida.”

Anísio Teixeira

Currículo

No AC2030, o educador tem as condições para fazer a sua transição pessoal e profissional para uma nova forma de fazer educação a partir do princípio do aprender a fazer fazendo, da prática da dialética e da dialogicidade freirianas, integrada a uma multirreferencialidade teórica, num espaço de formação e transformação coletiva.

Certificado

Ao final de cada oficina, o participante recebe um certificado de participação com as horas e os objetivos de aprendizagem correspondentes.

Ambiente virtual

No nosso ambiente virtual de aprendizagem, além de um acervo de materiais de apoio para estudo, proporciona mediação pedagógica, autonomia do participante, interatividade e colaboração. 

O que falam sobre nós