A EcoHabitare é uma empresa 2.5, um híbrido entre o segundo e terceiro setor que visa promover, a partir de suas ações, um impacto socioambiental positivo.
Apoiamos a criação de projetos de inovação educacional que potencializam a sustentabilidade e a regeneração de ecossistemas educativos e comunidades.
Acreditamos que por uma nova educação, a humanidade atingirá um novo estágio de consciência em ação.
Ser, até 2030, uma empresa social reconhecida como promotora de uma educação para o desenvolvimento socioambiental regenerativo. Acreditamos que os valores compartilhados sustentam nossa ação no mundo.
Contribuir para a criação de um mundo sustentável, equitativo e pacífico, promovendo uma educação em que todos possam ser agentes de transformação.
A beleza, por potencializar o nosso lado sensível. Na prática, buscamos valorizar as múltiplas formas da arte, a conexão com a natureza e a criação de ambientes de aprendizagem, a partir de um novo conceito de arquitetura escolar. Acreditamos que o senso estético dinamiza a capacidade criativa do ser humano e promove relações harmônicas.
A coerência, por nos desafiar a criar conexão entre pensamento, coração e ação. Se faz pela avaliação contínua da nossa prática.
A espiritualidade, por considera-la um aspecto que impulsiona a ampliação da consciência humana.
O respeito, por exercitar a nossa capacidade de acolher as diferenças e desenvolver a empatia. Para uma convivência saudável e uma vida em harmonia, assumimos que é premente a necessidade de um novo design nas relações interpessoais e com a natureza. Por isso, incorporamos aos nossos projetos múltiplos práticas, que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A responsabilidade, por nos colocar no papel de protagonistas da transformação, que desejamos realizar. Nos desafiando a implementar todos os esforços e de desenvolver nossa capacidade criativa para superar desafios.
A solidariedade, por desenvolver o nosso sentido de justiça e por visar cumprir direitos essenciais. Mais do que um objetivo ético a ser atingido, a solidariedade é o reconhecimento da interdependência entre todos os seres. Ela nos impulsiona para a construção de um mundo fraterno, pacífico e igualitário.
A sustentabilidade, por acreditarmos que a manutenção da vida no planeta está condicionada a uma mudança total na nossa forma de relacionamento com a natureza. Para isso, nossa ação como educadores tem como foco a construção de novas construções sociais, que possibilitem a criação de ecossistemas favoráveis à transformação.
Os ODS são 17 objetivos – com 169 metas, traçados pela ONU (Organização das Nações Unidades) com propostas de ações para empresas, governos, instituições e etc, cumprirem até 2030 a fim de tornar o mundo um lugar melhor.
Somos uma equipe multidisciplinar com profunda experiência na implementação de projetos de inovação educacional. Atuamos com formações, assessorias e sensibilizações.
Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Comunicação Social – Jornalismo, é Sócia e Coordenadora de Comunicação da EcoHabitare. Fundou a Prosa – Comunicação Integrada agência de comunicação em 2019 e atua como Assessora de Comunicação desde 2015. Também é Diretora do Instituo Gaia Escola.
Pai, educador, professor de artes plásticas da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, atua no magistério desde 2011. Desenvolve projetos de inovação e humanização no ambiente escolar, como RPG na Educação e Escuta Empática. Participa de um coletivo de professores que está construindo uma eco-escola pública no Rio de Janeiro, é bacharel em Design Gráfico, já atuou como Coordenador Pedagógico em uma escola de Ensino Fundamental 1. Atualmente trabalha como Formador de Lideranças Pedagógicas na Gerência de Educação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação no Rio de Janeiro. Está vinculado aos projetos da EcoHabitare desde 2018.
Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pós-graduada em Gestão Escola e especialista em alfabetização. É professora da rede Municipal de Petrópolis. Integrou a equipe do Projeto Independência de Petrópolis que recebeu certificação do MEC como projeto de Inovação e Criatividade em 2015.
Arquiteta e Urbanista (UFF), MSc em Construção Civil (UFPR), especialista em Gestão Ambiental (UFPR). Educadora há 30 anos, se identifica como Designer de Sistemas Sustentáveis. É fundadora da EcoHabitare Projetos e Presidente do Instituto Gaia Escola. Coordena projetos de formação de educadores há 8 anos com foco em inovação educacional para o desenvolvimento sustentável e regenerativo. É ambientalista e integrante da Teia da Carta da Terra Brasil.
Biólogo, licenciado em biologia e mestre em Agroecossistemas. Atuou na coordenação de projeto no PRONERA/UFSC, e fez parte da equipe de coordenação do projeto de educação ambiental, Carta da Terra na Educação, na Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Especialista Profissional em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia. Possui 38 anos de experiência em educação (todos os níveis de ensino). Atualmente dedica-se a pesquisar e trabalhar metodologia da Pedagogia Ontopsicológica e Inovação Educacional na formação de educadores. É empreendedora, escritora e palestrante.
Educador, coordenador da Escola Inkiri, cocriador da pedagogia Inkiri e cocriador e facilitador da Imersão Escola Inkiri e do Curso Educação Consciência. Foi Diretor e é sócio da Escola Amigos do Verde em Porto Alegre e por 5 anos criou e desenvolveu projetos através do Instituto Sementes ao Vento com comunidades M’byá Guarani, aliando saberes tradicionais e a permacultura. Possui várias formações interdisciplinares como Design de Permacultura, Dragon Dreaming, CNV e etc. Vive na Ecovila Piracanga, na Bahia, há 6 anos, e lá encontrou uma forma de viver mais de acordo com o que acredita, conectado com seu propósito: educação, natureza e vida em comunidade.
Gestora e fundadora do Colégio Atenas em Praia Grande, São Paulo. É Pedagoga, Psicopedagoga Institucional, Neuropsicopedagoga Clínica, Especialista em Neuroaprendizagem e Gestão Escolar. É tutora na formação Aprender em Comunidade e colaboradora da Ecohabitare.
Advogada, terapeuta holística e pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar. É Diretora Pedagógica da Escola Inkiri em Piracanga/BA, e apaixonada por processos de co-criação de uma educação transformadora, democrática e regenerativa.
Graduada em Letras (AEDB) e Pedadogia (UNINTER), pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Tem 35 anos de experiência em coordenação, gerência, docência e inovação educacional. Desde 2008 é membro de equipe da Diretoria Regional Sul Fluminense/ SEEDUC, no setor pedagógico, onde atua como implementadora e articuladora de programas e projetos federais e estaduais. Há 20 anos atua como voluntária em projetos educacionais junto à entidade sem fins lucrativos, onde, desde 2019, desenvolve ações de reconfiguração com foco nos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Copyright © 2022 | EcoHabitare
Desenvolvido por GiraBrand
Entre em Contato