CARTA DE PRINCÍPIOS

Acreditamos que os valores compartilhados sustentam nossa ação no mundo. Assim, assumimos na nossa carta de princípios:

A beleza, por potencializar o nosso lado sensível. Na prática, buscamos valorizar as múltiplas formas da arte, a conexão com a natureza e a criação de ambientes de aprendizagem, a partir de um novo conceito de arquitetura escolar. Acreditamos que o senso estético dinamiza a capacidade criativa do ser humano e promove relações harmônicas.

A coerência, por nos desafiar a criar conexão entre pensamento, coração e ação. Se faz pela avalição contínua da nossa prática.

O respeito, por exercitar a nossa capacidade de acolher as diferenças e desenvolver a empatia. Para uma convivência saudável e um vida em harmonia, assumimos que é premente a necessidade de um novo design nas relações interpessoais e com a natureza. Por isso, incorporamos aos nossos projetos múltiplos práticas, que promovam o desenvolvimento de competências socioemocionais.

A reponsabilidade, por nos colocar no papel de protagonistas da transformação, que desejamos realizar. Nos desafiando a implementar todos os esforços e de desenvolver nossa capacidade criativa para superar desafios. 

solidariedade, por desenvolver o nosso sentido de justiça e por visar cumprir direitos essenciais. Mais do que um objetivo ético a ser atingido, a solidariedade é o reconhecimento da interdependência entre todos os seres. Ela nos impulsiona para a construção de um mundo fraterno, pacífico e igualitário.

A sustentabilidade, por acreditarmos que a manutenção da vida no planeta está condicionada a uma mudança total na nossa forma de relacionamento com a natureza. Para isso, nossa ação como educadores tem como foco a construção de novas construções sociais, que possibilitem a criação de ecossistemas favoráveis à transformação.

EQUIPE

Estudante de Comunicação Social – Jornalismo na (PUCPR) e pesquisadora na área de Jornalismo Educacional. É Assessora de Comunicação da EcoHabitare.
Arquiteta e Urbanista (UFF), MSc em Construção Civil (UFPR), especialista em Gestão Ambiental (UFPR). É designer de sistemas sustentáveis, educadora ambiental e especialista em arquitetura escolar. Na EcoHabitare é Coordenadora de Projetos para uma Nova Educação.
Educador, Antropogogo, Especialista em Leitura e Escrita, MSc em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. No Gaia Escola é Diretor Pedagógico dos Projetos de Formação.