A 1ª Formação Gestão FIB2030, patrocinado pela Secretaria de Justiça do Distrito Federal (SEJUSA), visa validar o método de ativação e animação de ecossistema comunitário voltado para promoção do desenvolvimento sustentável e da felicidade local. O projeto atuará diretamente com pessoas, a partir de 16 anos de idade, sem limite máximo de idade, vítimas de violência doméstica e/ou vulnerabilidade social, e refugiados habitantes do DF e/ou atendidos pelo programa SOS Venezuelanos do Movimento Comunitário de Jardim Botânico (MCJB).
Através da formação de multiplicadores serão mapeados ações e projetos no DF alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Felicidade Interna Bruta (FIB). A meta é formar 100 multiplicadores em temas e práticas sobre os ODS e FIB.
Com os ODS e o FIB acessaremos demandas sociais não consideradas no contexto da educação formal. Ao se engajar neste projeto, a EcoHabitare inicia uma nova jornada como empresa social promotora de uma educação. Assume o território como lócus educador com todos os saberes e potências de transformação existentes. Olha para cada sujeito como capaz de mudar sua própria realidade. Ao fazer isto, abraçamos a inovação educacional no processo de ensino-aprendizagem, que nada mais é: deixar de ensinar algo para alguém e aprender a construir conhecimento com o outro, a partir do seu contexto de realidade, dando as condições para sua transformação pessoal e potencializando regeneração local.