Todo educador precisa conhecer!

Você sabe quem foi Lauro de Oliveira Lima?

Ele foi conhecido pela sua atuação política na educação e marcou sua carreira como “reformador educacional”, além da incansável batalha pela qualidade do ensino.

Ele foi um defensor ferrenho da escola pública e da educação como um direito de todos. Além disso, também se preocupou em formar professores capazes de trabalhar com alunos em situação de vulnerabilidade social e desenvolveu trabalhos importantes na área de formação de educadores.

Em 1945, Oliveira Lima foi pioneiro de um método pedagógico baseado na teoria de Piaget introduzido no Brasil, além de ter trabalhado no Ministério da Educação no início da implantação dos planos nacionais de alfabetização como a reforma universitária, a reforma da escola primária e da escola normal e secundária. Mas essas reformas não aconteceram efetivamente devido a influência da ditadura militar e o modelo tecnicista de ensino.

Para contornar a situação, foram feito acordos, como, por exemplo, o convênio MEC-Usaid. Produzido nos anos 1960 entre o Ministério da Educação brasileiro (MEC) e a United States Agency for International Development (USAID), que visavam estabelecer convênios de assistência técnica e cooperação financeira à educação brasileira de cooperação americana, que previa a capacitação de técnicos educadores brasileiros e assessorias, com a intenção de elaborar planejamentos de ensino e instituir cooperação para publicações técnicas, científicas e educacionais, influenciando diretamente nas organizações de disciplinas, colegiados, coordenação, didática e assistência ao estudante.

Ele trouxe políticas públicas que revolucionaram a educação, que deixou um grande legado e hoje estaria completando 102 anos.

Conhecer Lauro é conhecer a história da educação. Aproveite e salve esse conteúdo para guardar as dicas de leitura.

Deixar Um Comentário