Emília Ferreiro

Emília Ferreiro foi uma das maiores psicólogas e pedagogas da história!

Ela foi amplamente reconhecida por suas contribuições fundamentais para a compreensão do processo de alfabetização e aquisição da linguagem em crianças.

Suas pesquisas levam à conclusão de que meninos e meninas têm papel ativo no processo de aprendizagem e constroem seu próprio conhecimento, com o apoio do professor no papel de mediador.

Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito aprendente. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, especialmente a partir da década de 80.

Ao longo de sua carreira, Ferreiro acumulou diversas honrarias, incluindo o Prêmio Konex (por sua trajetória e suas contribuições na área da psicologia) e a Ordem Nacional do Mérito Educacional do governo do Brasil.

A educadora fugiu da Argentina em 1976, com o início da última ditadura militar em seu país natal – que durou até 1983 –, e se estabeleceu na Cidade do México, onde viveu até o fim de sua vida.

Ela nos deixou nesse final de semana, aos 86 anos, três meses depois do relançamento da Rede Latino-Americana de Alfabetização. A proposta é reunir profissionais que acreditam na alfabetização inicial não como um treino de habilidades mecânicas, mas sim como um processo de inserção das crianças na cultura do escrito, que acontece quando elas pensam, criam, compartilham ideias e descobrem sua capacidade de aprender.

Desejamos força a todos os amigos e familiares. Seu legado nunca será esquecido.

Por: Luana Perdoncini

Deixar Um Comentário