Cadê os educadores de infância?

Muitas pessoas nos pedem dicas de referenciais teóricos para aprofundar seus conhecimentos e fundamentar suas práticas no contexto educacional. E é evidente que qualquer ação precisa estar embasada não em apenas uma, mas sim na multirreferencialidade teórica, convergindo diferentes propostas e construindo uma práxis que faça sentido.

Por isso, educador, tenha em mente os seguintes nomes: Paulo Freire, Jean Piaget, Lawrence Kohlberg, Lev Vygotsky, Célestin Freinet, Jerome Seymour Bruner, John Dewey, Cal Rogers, Maria Montessori, Emilia Ferreiro, Erik Erikson, Magda Soares, Lauro de Oliveira Lima, Eurípedes Barsanulfo e Ana Teberosky.

Dentre as teorias mais relevantes para a educação infantil, podemos destacar:

  • Teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget: Esta teoria propõe que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre em ganhos, que se sucedem de forma sequencial. De acordo com Piaget, a criança construiu seu conhecimento a partir de sua própria experiência e interação com o mundo, e é preciso compreender a forma como ela pensa em cada estágio, para que possa avançar para o próximo.
  • Teoria sociocultural de Lev Vygotsky: Esta teoria destaca a importância do ambiente social na formação da criança, especialmente a influência da linguagem e da interação com os outros. Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo é mediado por símbolos, e que as relações sociais e culturais são fundamentais para a formação da identidade da criança.
  • Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson: Esta teoria enfatiza o papel das emoções e da personalidade na formação da criança, propondo uma série de ganhos de desenvolvimento psicossocial, que envolvem a construção da identidade, da autonomia e das relações sociais.
  • Teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg: Esta teoria se concentra na formação da moralidade da criança, propondo uma série de ganhos que envolvem o desenvolvimento da consciência moral, a internalização das normas sociais e a construção da justiça e da ética.

A fundamentação teórica foi fundamental para criarmos a base conceitual e metodológica da nossa prática pedagógica, além de nos fazer compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e, assim, elaborar atividades e estratégias pedagógicas mais adequadas às suas necessidades e características.

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