Mudança do paradigma profissional

Levanta a mão quem já sonhou com uma educação diferente, mas não fazia ideia de onde começar 🙋🏾

Cair na mesmice em práticas educativas que não dão resultado é frustrante. Quando isso acontece, até parece que estamos remando sem rumo e, no meio caminho, é um grande desafio não abandonarmos o barco.

Ao longo dos séculos fomos condicionados a entender educação como aquela que acontece com alunos enfileirados, abrindo apostilas com conhecimentos datados e copiando conteúdos de lousas de giz, mas esquecemos que a educação acontece nas relações, nas sutilezas e nos significados.

Para desbravar novos caminhos da edução não precisamos ir longe…precisamos ter coragem para fazer algo realmente assustador: chegar perto e olhar, atentamente, para dentro. Dentro de nós. Dentro do outro. Dentro do sistema.

E com isso, desenhar estratégias para, aos poucos, mudar.

Nós poderíamos ficar horas discorrendo sobre diferentes metodologias de ensino. Mas nenhuma deles irá funcionar se não nos dedicarmos, verdadeiramente, àquilo que nos propomos a fazer.

Por isso, antes nos preocuparmos com termos pedagógicos, vamos nos preocupar com sermos humanos. Conhecer os sujeitos do nosso contexto, seus dessabores e desejos e reconhecer seu territórios são os primeiros passos para agir em uma educação coerente.

Deixar Um Comentário