Foram dias de regeneração. Além de recarregar minha energia estando em contato com uma natureza exuberante de mar, rio e floresta, me preenchi por estar com pessoas que buscam fazer uma nova educação para uma nova humanidade.
Piracanga é uma comunidade intencional (ecovila) que vive processos profundos de se ressignificar. Minha passagem por lá foi no intuito de ajudar a co-criar este novo momento de viver em comunidade, tendo a Escola Inkiri, indutora do processo.
Certificada pelo MEC, em 2015 como Escola Inovadora e Criativa, a escola vem consolidando suas práticas pedagógicas. Com uma matriz axiológica viva e dispositivos pedagógicos alinhados com projeto político pedagógico, os educandos desenvolvem projetos a partir de seus sonhos e desejos, com mediação pedagógica dos educadores.
Mas, agora é hora de ir mais além.
Nos meses de dezembro e janeiro as chuvas geraram destruição e morte na Bahia e em outras regiões do país. Localizada em área de risco frente às mudanças climáticas, Piracanga sente a necessidade de implementar ações para além de suas bordas.
Durante os dias que estive por lá, me reuni com os educadores da Escola Inkiri e iniciamos o planejamento para incorporação dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e o FIB (Felicidade Interna Bruta) na prática pedagógica. Ficou claro para todos o potencial desses dois instrumentos para alavancar as múltiplas ações que a comunidade de Piracanga realiza.
Em conversa com a Secretária de Educação de Maraú, validamos a necessidade de iniciar um processo de inovação educacional capaz de mitigar os impactos da pandemia.
Diante do cenário de múltiplas convergências de crise, a inovação educacional só é útil se for promotora de desenvolvimento sustentável regenerativo.
A EcoHabitare em parceria com a Escola Inkiri e a comunidade de Piracanga, caminham nesta direção. E você, quer participar deste projeto?