O que é instrucionismo?

Prática pedagógica instrucionista: o que é isso?

O instrucionismo é uma abordagem educacional que se concentra na transmissão de informações do professor para o aluno de forma direta e estruturada. Nessa abordagem, o professor é visto como a fonte de conhecimento e a autoridade na sala de aula, enquanto os alunos são considerados receptores passivos de informações.

Ele baseado na ideia de que a aprendizagem é um processo passivo, no qual o aluno deve receber informações e memorizá-las para serem posteriormente lembradas e aplicadas. Essa abordagem enfatiza o uso de materiais didáticos padronizados e aulas expositivas, além de testes de avaliação para medir o conhecimento dos alunos.

É uma abordagem sem conexão com o mundo real, que enfatiza a memorização em vez do pensamento crítico e a falta de atenção às necessidades individuais dos alunos.

O paradigma instrucionista de ensino nasceu antes mesmo de existir a primeira escola, há mais ou menos uns 300 anos. E a gente não precisa pensar muito para concluir que não dá para manter esse modelo educacional engessado.

Afinal:

  • Ninguém transmite informações para outra pessoa, cada um aprende dentro do seu processo de aprendizagem.
  • O professor não é o protagonista quando o assunto é educação, porque a aprendizagem acontece na relação entre ele e seu aprendiz.
  • Aprendizagem não é um processo passivo, é um processo de construção.
  • Assunto decorado, não é assunto compreendido.
  • Aula é UM dos milhares de dispositivos pedagógicos que existem quando falamos em educação, mas não pode ser o único recurso.
  • Prova não prova nada. A avaliação só acontece quando ela é formativa, contínua e sistemática.

E aí, será que o instrucionismo é compatível com o século XXI?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *