Por que é importante incorporar os ODS a prática educativa?
A educação, além de ser um direito humano, é construtora de cultura. Por séculos, a humanidade, apartada da natureza, assumiu o lugar de dominadora de todos os sistemas que sustentam a vida.
E qual o papel da escola, onde, em tese, deve formar cidadãos e prepará-los para o mundo? Ela contribui deforma ativa ou passiva na manutenção dessa cultura predatória?
A Fratelli Tutti do Papa Francisco afirma enfaticamente que “Se alguém pensa que se trata apenas de fazer funcionar o que já fazíamos, ou que a única lição a tirar é que devemos melhorar os sistemas e as regras já existentes, está negando a realidade” (n.7).
É certo que vivemos uma crise civilizatória e que precisamos, coletivamente, repensar nossa relação – uns com os outros e com o planeta. Como diz Krenak, precisamos de “ideias para adiar o fim do mundo”.
A Agenda 2030 é parte de um movimento global com 17 Objetivos para Desenvolvimento Sustentável, a Meta 7 da ODS4 (Educação de Qualidade) estabelece que, até 2030, se deve “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”.
Diante do risco do colapso socioambiental que se apresenta no horizonte por conta da crise climática, os ODS se constituem como um currículo alindado com os desafios que deverão estar na centralidade da educação que se pretenda ser responsável pela formação de cidadãos planetários.
No entanto, nem todos os tipos de educação promovem a transição do modelo econômico que leva a padrões de consumo insustentáveis para um modelo que promova a sustentabilidade e regeneração dos sistemas que sustentam a vida, sobretudo para a criação de cultura humana em harmonia com o planeta.
“É necessária uma mudança fundamental na maneira como pensamos o papel da educação no desenvolvimento global, porque ela tem um efeito catalizador sobre o bem-estar das pessoas e para o futuro do nosso planeta […]. Agora, mais do que nunca, a educação tem a responsabilidade de se alinhar com os desafios e aspirações do século XXI, e promover os tipos certos de valores e habilidade que irão permitir um crescimento sustentável e inclusivo, e uma convivência pacífica“. Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO
Por isso, a escola, enquanto conquista social presente por todos os territórios, tem que assumir o compromisso de se reinventar para dialogar com os desafios do seu tempo, desenvolvendo competências para que crianças, jovens e adultos reflitam sobre suas ações, tendo em conta seus impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais atuais e futuros, a partir de uma perspectiva local e global. A escola precisa ser uma incubadora de seres humanos criativos e protagonistas de um novo mundo. Incorporar os ODS uma nova a prática educativa é o caminho para uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras.
Por Cláudia Passos