Segunda edição do Escola na Rua em São Sebastião será em maio

Projeto é um dos Núcleos de Projeto de Mudança do Gaia Escola já em ação

O próximo Escola na Rua, em São Sebastião, será realizado nos dias 14 e 15 de maio. O projeto é resultado da união de professores da Rede Pública com lideranças comunitárias que se mobilizaram para promover eventos culturais periódicos, como oficinas, rodas de conversa e mutirões em locais públicos da cidade. O objetivo é integrar a comunidade ao processo de ensino-aprendizagem e assim fortalecer o exercício da cidadania plena, trabalhando temas como Educação Política, Econômica e Ambiental. A ideia é que ao vivenciar a escola, os moradores e professores da cidade passem a assumir a responsabilidade pela educação, que é de todos.

A primeira edição do evento ocorreu em novembro de 2015 durante a greve dos professores da Rede Pública em 2015 para mostrar que a escola é feita de pessoas, onde quer que elas estejam. Agora em maio, o foco será realizar um mutirão para a transformação de uma praça, localizada na quadra 103, e promover um debate sobre Cultura. Além das oficinas, a Pixel Skate, integrante do movimento, realizará uma feira de trocas de peças e armará uma pista de skate.

O projeto faz parte de um dos Núcleos de Mudança do Gaia Escola, o Miguel Arcanjo, e conta com o apoio do Núcleo Circo Inventado. Os Núcleos visam transformar a prática pedagógica das escolas, são embriões de comunidades de aprendizagem que se organizaram em espaços onde os educadores já tinham projetos de transformação em andamento, 11 em escolas públicas e três em projetos comunitários.  O Escola na Rua, enquanto núcleo do Gaia Escola, busca trabalhar a educação para transformar as escolas de São Sebastião, “a ideia é levar todo o debate sobre a escola para a rua e refletir sobre aquela questão: ‘Será que o problema da educação é só dos professores ou será que é de toda a sociedade?”, explica a professora e organizadora Luna Lambert.

Ajude o Escola na Rua

O projeto está pedindo contribuição por meio de financiamento coletivo para pagar os colaboradores aceita doações de recursos humanos, pessoas com conhecimento de Permacultura, Gestão Comunitária, Economia Solidária, Política, Economia, Sociedade e Meio Ambiente.

Participe do evento: https://www.facebook.com/events/1609534309369775/

Sobre o Gaia Escola

O Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável – é um programa inédito, patrocinado pelo SESI – CN e desenhado para oferecer aos profissionais da educação um saber-fazer pedagógico que integra o Programa Educação Gaia – Design para a Sustentabilidade e prática pedagógica da Escola da Ponte, tendo como coordenador pedagógico o educador José Pacheco.

O processo de aprendizagem vivido no Gaia visa promover uma transformação vivencial que alie, de fato, a teoria à prática e à realidade vivenciada na escola e no contexto da sua comunidade. O conhecimento teórico proposto nada é a base para o começo de uma transformação necessária do modelo educacional vigente nestas escolas.

Patrocínio:

Deixar Um Comentário