Vamos conhecer a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB? Ela é a lei mais importante para a educação e todos os professores deveriam conhecê-la. Faremos uma série de posts para mostrar como as escolas deveriam mudar sua forma de trabalhar. Vamos ler o primeiro artigo juntos?
TÍTULO I
DA EDUCAÇÃO
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
§ 1º Esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2o A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Percebem como é definido o escopo da Educação? Ela acontece na família, na sociedade, no trabalho E NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO (ESCOLAS) E PESQUISA (UNIVERSIDADES)… Para começar lembro dos meus alunos que acham que só dentro da escola estão se educando. Também me lembro de pessoas que dizem que a escola ensina e a família educa. Isso é mentira. A educação ocorre em todos os espaços de convivência humana, segundo a lei.
O parágrafo primeiro é lindo… Ele deixa bem claro que a LDB vai abordar apenas a educação ESCOLAR, não a educação que ocorre em outros espaços. Sem seguida é dito que essa educação escolar se desenvolver PREDOMINANTEMENTE POR MEIO DE ENSINO, ou seja, não se dá UNICAMENTE. Geralmente associamos a idéia de AULA com ENSINO, porque há um professor transferindo o que sabe para os estudantes, mas a lei diz que a educação escolar não precisa ser SOMENTE DESTE JEITO. Olha que estamos somente no 1º artigo desta lei e ela já detonou o que a maioria das escolas faz.
O parágrafo segundo a lei diz que a educação deve estar ligada à vida profissional e ao convívio social. Agora me digam se é possível estimular uma criança ou jovem ao mundo do trabalho e ao aprendizado da cidadania apenas mandando-o copiar e decorar matérias escritas no quadro ou lidas nos livros e depois verificadas em provas, testes e trabalhos onde se qualificam com notas. Parece que a única meta da maioria das escolas é preparar para provas de concursos e vestibulares.
Por: André Luis Corrêa