Novas Histórias do Tempo da Velha Escola (DCXXVII)

Armação de Búzios, 21 de agosto de 2041 

Paulo Freire acabou de completar cento e vinte anos. Escrevi “completar”, porque o seu sonho está em nós, entre nós.  

Após a primeira pandemia, a educação tomou novo rumo e a educação bancária foi erradicada. A última crise ocorrera nos idos de vinte, quando a humanidade foi afetada pela internética praga dos vendedores de pesadelos disfarçados de sonhos. Digo “vendedores” por fazerem da educação mercadoria, fonte de lucro, com recurso a frases de belo efeito, como “Transformando em realidade o sonho de mudar a educação!” 

Quando consultava o “perfil” dos vendedores, não achava um sequer que fosse capaz de “mudar a educação”. Deparava com “CEO”, com doutores em administração, com técnicos de Marketing e alguns áulicos vendidos ao capital.   

Diziam-se “inovadores”, tal como uma professora que, no decurso de um debate, disse ter feito doutorado em inovação. Respeitosamente, lhe perguntei: 

“Perdoe a indelicadeza. Mas, como poderá a senhora ter feito um doutorado em inovação numa faculdade que não é inovadora?” 

Num dos anúncios encontrados no facebook, encontrei o seguinte produto: “Como inovar na sua escola no segundo semestre”. Curioso, escrevi um comentário: 

“Só poderei inovar no segundo semestre? Por que não no primeiro? Por que devo dividir o ano em semestres?”.  

Eu precisava escolher entre o saudável exercício da ironia e o divã do psiquiatra. 

Mas, havia quem inovasse e não propagasse embustes na Internet. Inovavam no chão da escola, sem aula, nem semestre.  

O Tuck era (e ainda é) um daqueles seres humanos, que buscavam, em si próprios e entre os outros seres, a perfeição possível. Ainda que pudesse não ter consciência disso, conseguia ver realidades com olhos que viam muito para além da aparência das coisas. E, discretamente, inovava. 

A sua escrita crítica, mas enxuta e amorosa, contribuiu para a desocultação de fenomenos, que marcaram a década de vinte. Com a devida venia, creio ser oportuno recordar palavras suas, por serem atuais. Escutêmo-lo falar de “educação popular”, de “reconhecimento dos adquiridos”, de “saberes populares” e de outros conceitos comuns nas teses de doutores, que jamais praticaram o que escreveram. A práxis do amigo Tuck os socializou. 

“Parabéns às tantas mães e pais que educam, e não fazem isso como obrigação ou ajuda, mas sim porque é natural, vem no pacote do ser humano. Nascemos para viver em conjunto e nos educarmos. Independentemente do que você acha que ensina, a criança e o jovem aprendem. Basta aos adultos serem bons humanos, para educarem bons humaninhos (não é sobre falar, é sobre ser mesmo). 

Parabéns aos educadores todos! Aos jovens que educam os mais novos e às crianças que educam os adultos, muitas vezes cinzentos e amortecidos (com papinho de “ah, essa gente é tradicional mesmo, não tem jeito de mudar”).  

Aos vovôs e vovós que, pelo sistema que o MEC defende, são tratados como consumidores descartáveis, cuja importância é investir suas aposentadorias em créditos consignados para banco lucrar. Já não “servem” para cadeia produtiva infernal, mas resistem e seguem. Muitas vezes, cansados e desmotivados, levando experiência e carinho às novas gerações.  

Hoje, são eles os maiores detentores do saber fazer, do mexer na terra, transformar madeira, construir, cozinhar, brincar e cantar. São os que não nasceram na virtualidade das coisas e que, daqui a cinquenta anos, serão os últimos a terem nascido em um tempo assim, nem melhor nem pior, mas com a mão na massa”. 

Netos queridos, o amigo Tuck era assim, tal como vedes: íntegro e não comercializável. 

 

Por: José Pacheco

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