Concebido para oferecer aos que acreditam em um novo modelo educacional, uma oportunidade de reelaboração da sua cultura pessoal e profissional, o Gaia Escola apoia a implementação de uma nova abordagem pedagógica, que confere à reconfiguração das práticas as dimensões da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

  • Apresentar e vivenciar novas formas aprendizagem, que propiciem a realização pessoal, profissional e social dos educadores;
  • Subsidiar os educadores na transição entre o modelo transmissivo “tradicional” e a prática da mediação pedagógica, em contexto de projeto;
  • Exercitar a prática de trabalho de projeto;
  • Conceber novas construções sociais de aprendizagem, que integrem as dimensões escolar, familiar e social, e que contemplem as necessidades sociais contemporâneas, bem como uma participação ativa da comunidade, contribuindo para a coesão social e para um desenvolvimento local sustentável;
  • Apoiar a criação de redes de projetos inovadores, conectando escolas e comunidades envolvidas em processos de transformação educacional sustentável, a nível local.

5D – As Dimensões da Educação para o século XXI 

A matriz curricular do Gaia Escola tem como referência o pensamento sistêmico, dado que reconfigura a prática pedagógica com as dimensões da sustentabilidade e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – no resgate do sentido de totalidade, fragmentado pelo modelo cartesiano. Cada dimensão incorpora, em si, os conteúdos das demais dimensões. Desta forma, o sujeito aprendente terá a oportunidade de, na prática, vivenciar a inter e a transdisciplinaridade, perceber a interdependência de conteúdos, ao invés de consumir uma coleção de partes dissociadas.

Abordamos duas linhas de ação: a do reconfigurar e a do cuidar.

Para cada um dos ciclos da aprendizagem estudamos e praticamos um conjunto de habilidades “do cuidar”, necessárias para que a reconfiguração aconteça e se consolide (sustentabilidade), instaurando uma nova construção social de aprendizagem alinhada aos valores e princípios de cada comunidade de aprendizagem.

Em três ciclos interdependentes, apoiamos a criação de novas construções sócias de aprendizagem com recurso a uma multirreferencialidade teórica tecida a partir da convergência de múltiplas propostas. No cerne da fundamentação da prática pedagógica estão aqueles que, no decurso do século XX, apontaram caminhos para a educação do Brasil como: Agostinho da Silva, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Lauro de Oliveira Lima, Maria Nilde Maschellani, Milton Santos, Nise da Silveira e Paulo Freire.
Para além do marco de natureza científico-pedagógico, adota-se um marco legal com base na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação.
respeitoDimensão do Reconfigurar da Prática Pedagógica
Tem por objetivo resgatar o sentido de comunidade, perdido entre a família e a escola e entre a escola e o seu entorno, identificando os aspectos que contribuem para o cenário atual e estabelecendo as condições que possam apoiar o retorno do sentido de confiança e apoio mútuo. Compreende um processo de aprendizagem, que possibilita uma grande transformação no fazer educação e é fundamento de outras dimensões, disponibilizando subsídios ao exercício de viver em uma comunidade.
Dimensão Social
Busca romper com a lógica da educação reduzida historicamente a um processo de desenvolvimento apenas cerebral, lógico, cognitivista, abrindo espaço para uma educação que promova o desenvolvimento humano integral. São abordadas temáticas propiciadoras da visão do ser humano como ser capaz de desenvolver plenamente suas capacidades criativas e de integrar os aspectos mentais, emocionais, corporais e relacionais.
Reforça a escola enquanto espaço laico, que possibilita o encontro de nossa humanidade compartilhada, para além de diferenças de personalidade, ou identidades culturais e religiosas. É exercitada a compaixão e a parceria. Para tal fim, apresentamos abordagens caraterizadas por uma visão holística do mundo e da estrutura espiritual do homem e sua relação com o fluxo da natureza.
visao-de-mundoDimensão Visão de Mundo
Mostra caminhos para a escola ser um ponto difusor de novas formas de gerar riqueza. Para tal, é necessário identificar os pilares da economia global e compreender como eles impactam a realidade da comunidade e da escola.
Com base nos princípios da economia solidária, os participantes do processo de formação vivenciam princípios e práticas de outra economia, suporte do convívio em que acreditamos, criando um cardápio amplo de estratégias para a construção de redes colaborativas, para a sustentabilidade econômica das escolas e comunidades.
Dimensão Econômica
Aborda a escola no contexto da comunidade, considerada como espaço eco pedagógico. Esta dimensão busca fazer dos espaços da escola e da comunidade ambientes para práticas pedagógicas que ressignifiquem a relação do homem com o seu meio.
São utilizados os conceitos da permacultura e da agroecologia, de forma a possibilitar a criação de bairros sustentáveis.
Dimensão Ecológica

O “Gaia Escola” dura, em média, 18 semanas. Assim, a partir da dinâmica metodológica que sugerimos para a auto formação (individual e em equipe) pedimos um compromisso de 3h30 semanais de estudo, pesquisa e práticas de cada participante (no mínimo).

Buscando promover o isomorfismo da prática pedagógica, cada processo transformativo acontece em parceria com um núcleo de projeto.

Metodologia

A abordagem pedagógica do Gaia Escola está centrada na Metodologia de Trabalho de Projeto, para atender aos problemas, necessidades, desejos e sonhos de sujeitos aprendentes.

O percurso de aprendizagem pressupõe um total de 138 horas de atividades, entre momentos de formação presencial, de tutoria virtual e de auto formação.

  • Presencial: 66 horas
  • Tutoria virtual: 12 horas
  • Auto formação individual: 30 horas (no mínimo)
  • Auto formação em equipe: 30 horas (no mínimo)

O processo transformativo será realizado pela equipe da EcoHabitare e Mediadores Educativos Locais.

Veja nossa Programação

Baixe aqui o resumo do Design da Transformação 

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Endereços:

Petrópolis – Rua Coronel Albino Siqueira, 435 – Alto da Serra.

Rio de Janeiro – Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho.

São Paulo – Rua Prof. Vicente Peixoto, 50 Vila Gomes.

Para realização do percurso de transformação será necessário a inscrição de até 40 participantes integrados em projetos educativos. Crie seu núcleo de projeto e faça sua inscrição.

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Nossos Parceiros

Investimento

Os projetos transformativos da EcoHabitare se orientam por uma visão colaborativa de sustentabilidade. Desde modo, todo o investimento necessário para sua realização é gerado a partir do desembolso financeiro dos participantes e de uma rede de apoio. Acreditamos que um projeto de transformação pressupõe o envolvimento direto e indireto de muitas pessoas. Esse tecer junto fortalece o potencial viral que sonhamos.

Os valores serão divulgados após as pré-inscrições e poderão ser reduzidos, acaso consigamos, juntos, construir de forma criativa a viabilidade financeira dos projetos, por meio de múltiplas estratégias de sustentabilidade (financiamento coletivo, parcerias, patrocínios e sistema de trocas). Para isso, a sua rede de amigos é muito importante na criação de um campo de abundância em todas as dimensões.

Rede Gaia Escola

Núcleo Centro de Ensino Fundamental 04 - Paranoá

Valor é fundamento ético orientador do comportamento humano traduzido numa só palavra. Os seres humanos são, implícita ou explicitamente, conduzidos por valores, que as suas atitudes refletem. No Gaia Escola, os valores são o fundamento de toda a trans-forma-ação. No tecer da Rede Gaia Escola, o amor, o respeito e a responsabilidade são valores recorrentes nos encontros com educadores, que almejam uma nova educação.

Conheça a Rede Gaia Escola
“O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget