A formação busca reunir pessoas que querem reformular a educação atual

A EcoHabitare iniciou 2021 promovendo a terceira edição da formação “Aprender em Comunidade”(AC3), com mais de 100 participantes que buscam a transição do paradigma da instrução para o da aprendizagem e da comunicação.

Diferente das outras edições, a duração será de 5 meses de formação, com tutorias semanais que visam abordar temas como: o papel do educador na sociedade,  como iniciar a transição entre o modelo tradicional para um modelo inovador, Carta de Princípios, Gestão democrática, entre muitos outros.

Serão 80 horas de acompanhamento remoto e 40 horas dedicadas para estudo autônomo do tutorando.

O processo será realizado através de tutorias online, via plataforma Zoom, com 10 profissionais que já desenvolvem práticas de reconfiguração educacional, além do acesso a materiais exclusivos.

O intuito da formação é promover uma inovação educacional que visa relacionar o professor e o aluno na hora da aprendizagem, sem a construção atual da sala de aula. 

O AC3 surgiu para mostrar que, apesar do mesmo nome, cada edição difere na abordagem e ensinamento. Isso porque a didática da equipe consiste na aprendizagem com os tutorandos e essa atitude contribui para a construção de uma formação cada vez melhor. 

 

Por: Luana Perdoncini