Uma nova forma de fazer educação

Na última quinta-feira (24/02), fui até a Escola Municipal Pareto no Rio de Janeiro. Sob a Coordenação pedagógica da professora Ingrid, iniciamos o desenho para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Felicidade Interna Bruta (FIB) ao programa Ecoescola da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).

Primeiro, ouvimos as crianças do 5º ano e, depois de uma “chuva” de perguntas sobre quem eu era; o que fazia; onde morava; se tinha filhos; qual minha idade; que meio de transporte usei para chegar lá; quais meus medos e meu sonho, começamos a nos sentir próximos uns dos outros. Foi um delicioso acolhimento.

Começamos, então, a avaliar o que nos preocupava e chegamos ao que estava acontecendo em Petrópolis: chuvas além do normal, deslizamentos, mortes e tristeza.

Ficou evidente que as crianças compreendiam claramente a problemática ambiental e estavam dispostas a fazer algo para solucionar esses problemas. Sem nenhuma diretividade, apenas exercendo a escuta ativa e tecendo fios da criatividade que emergiam daquele círculo, começamos a relacionar nossos hábitos alimentares com as mudanças climáticas, destruição das florestas, sistemas de produção de alimentos e muito mais.

De forma divertida, participativa e criativa, saímos de lá com o esboço de um projeto conectado com o ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável); ODS 3 (Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades); ODS 4 (Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos): fazer uma gincana de receitas de alimentos que não utilizassem nenhum produto animal.

A motivação das crianças era enorme. Elas pediram a professora Thayana para ajudá-las na elaboração das fases do projeto e, eu, assumi o papel de tutora especialista em ODS e FIB. 

Educar para o Desenvolvimento Sustentável Regenerativo é assumir, de forma coletiva, a responsabilidade de promover ações em prol da vida no planeta. E essa iniciativa está conecta com a visão cosmocentrica que coloca o mundo natural no centro da existência.

No dia 24, fui até a Escola Municipal Pareto no Rio de Janeiro. Sob a Coordenação pedagógica da professora Ingrid, iniciamos o desenho para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Felicidade Interna Bruta (FIB) ao programa Ecoescola da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).

Primeiro, ouvimos as crianças do 5º ano e, depois de uma “chuva” de perguntas sobre quem eu era; o que fazia; onde morava; se tinha filhos; qual minha idade; que meio de transporte usei para chegar lá; quais meus medos e meu sonho, começamos a nos sentir próximos uns dos outros. Foi um delicioso acolhimento.

Começamos, então, a avaliar o que nos preocupava e chegamos ao que estava acontecendo em Petrópolis: chuvas além do normal, deslizamentos, mortes e tristeza.

Ficou evidente que as crianças compreendiam claramente a problemática ambiental e estavam dispostas a fazer algo para solucionar esses problemas. Sem nenhuma diretividade, apenas exercendo a escuta ativa e tecendo fios da criatividade que emergiam daquele círculo, começamos a relacionar nossos hábitos alimentares com as mudanças climáticas, destruição das florestas, sistemas de produção de alimentos e muito mais.

De forma divertida, participativa e criativa, saímos de lá com o esboço de um projeto conectado com o ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável); ODS 3 (Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades); ODS 4 (Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos): fazer uma gincana de receitas de alimentos que não utilizassem nenhum produto animal.

A motivação das crianças era enorme. Elas pediram a professora Thayana para ajudá-las na elaboração das fases do projeto e, eu, assumi o papel de tutora especialista em ODS e FIB. 

Educar para o Desenvolvimento Sustentável Regenerativo é assumir, de forma coletiva, a responsabilidade de promover ações em prol da vida no planeta. Esse novo fazer está conectado com a visão cosmocentrica que coloca o mundo natural no centro da existência.

A Escola Pareto inicia, em 2022, um novo momento de ressignificar a educação ao colocar no centro do seu projeto pedagógico os ODS e o FIB. Esta inovação poderá ser referência para outras iniciativas locais. Em breve, trarei mais notícias!

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