São 30 horas de tutorias online com o intuito de ressignificar o paradigma da educação

O setor da educação foi um dos mais afetados pela pandemia da COVID-19 e colocou em questão se o ensino atual é realmente eficiente. Pensando nisso, a EcoHabitare Consultoria e Projetos Educacionais propôs a oficina “Tutoria na Prática”. Essa modalidade formativa visa auxiliar educadores a vivenciar a prática do dispositivo do paradigma da aprendizagem, por meio de tutorias síncronas e assíncronas, durante 6 semanas.

A coordenadora do projetos e idealizadora da EcoHabitare, Cláudia Passos, explica a importância da prática nesse tipo de tutoria: “nós aprendemos a andar andando, a falar falando, por que não aprender a fazer uma tutoria a partir de uma oficina, fazendo tutoria? O projeto é importante para o educador ter uma vivência próxima com seu educando e, a partir disso, desenvolver projetos do interesse dos dois”.

A pedagoga e psicopedagoga Ingrid Lauria será uma das tutoras da oficina e acredita ser um bom primeiro passo para quem busca mudar a forma de aprendizagem: “e ótimo pra quem está começando, porque esse projeto não busca apresentar uma técnica pura e, sim, já começar com a mão na massa, e, assim, não fica algo vazio”. Ingrid ainda acredita que é possível perder o ‘medo’ de tutoriais após a experiência: “nós teremos um espaço para conversar sobre essa prática e para realmente fazer, não tornando aquele padrão de teoria”.

Além da Ingrid, a Oficina de Tutoria na Prática também contará com a pedagoga e neuropedagoga Ilka Monteiro, que também acredita numa mudança de paradigmas da educação: “hoje em dia entendemos escolas e professores como algo que esteja necessariamente dentro de sala de aula com 30 alunos, ou até mais, com uma carga horária fechada e queremos mostrar que existe um movimento que quer mudar isso através da educação de tutoria, com um atendimento personalizado e autônomo”. O intuito é mostrar que é possível fazer isso. Ao final, Ilka reitera que “sim! É possível aprender com alegria, entusiasmo e curiosidade. Como? Participando da nossa oficina!”

A Tutoria na Prática está aberta a todos os públicos e as inscrições vão até o dia 04 de junho através do site da EcoHabitare.

Clique aqui para mais informações e aqui para se inscrever.

 

Por: Luana Perdoncini